Licrase

No início dos anos 70 do século passado, alguns órgãos de comunicação social inseriam nas suas páginas uma vasta série de artigos que documentavam a degradação que observavam na raça do “Cão da Serra da Estrela”. Muitas publicações dadas à estampa mostravam tal preocupação sendo que, algumas delas, tornaram-se memoráveis pelos sérios avisos para tal situação. Esses alertas não representavam mais do que o sentir das gentes serranas perante quadro tão realista.

Nesse sentido, havia que unir esforços para que se não atingisse a total depreciação. Foi assim, com o mesmo espírito fortemente radicado na protecção que sempre defenderam no passado, que um pequeno grupo de pessoas cresceu, animou vontades, impulsionou  entusiasmos e criou esta Associação.

A LICRASE tem como objectivo principal incentivar a criação e a preservação da raça, enquadrada no seu habitat natural.

“Por escritura lavrada a seis de Outubro de mil novecentos e noventa e três, no Cartório Notarial de Gouveia, foi constituída  a Liga dos Criadores e Amigos do Cão da Serra da Estrela, com sede na Rua Primeiro de Maio, Freguesia de São Pedro em Gouveia”, publicado no DR nº 286, III Série de 9/12/1993.

– O Clube Camões, em Gouveia, é o ponto de referência de sempre, como sede da LICRASE, um espaço generosamente cedido a título gracioso pelas suas Direcções.

Com 72 Sócios fundadores, a 20 de Novembro de 1993 realizou-se a primeira Assembleia Geral para apresentação das listas aos corpos sociais. Foi apresentada uma lista, votada e eleita por maioria absoluta: